Começou a correr no sábado (20) o prazo para os partidos políticos realizarem suas convenções partidárias. E a primeira foi a convenção da Federação PSDB-Cidadania, que confirmou a candidatura de Marcão do Povo para prefeito e Beto Pereira para vice.
Nesta segunda-feira (22), mais dois partidos irão realizar suas convenções. PL e Podemos vão realizar suas convenções em conjunto, a partir das 19h, na antiga associação dos funcionários do Rimava, na Vila Gaúcha. Na oportunidade deve ser oficializada a chapa Arion Nasihgil e Claiton Schlindwein para prefeito e vice, respectivamente.
No dia 30 de julho, ou seja, terça-feira da próxima semana, acontece a convenção do MDB, a partir das 19h, também na Vila Gaúcha. A tendência é que MDB também apoie a chapa Arion e Claiton, mas há divergências no partido.
Na mesma data os cinco partidos que integram o grupo de situação realizam suas convenções, todos no mesmo local e horário. Irão reunir-se os partidários do Progressistas, União Brasil, Republicanos, PSD e PRD, a partir das 19h, no Clube Lira. O grupo deve confirmar a chapa formada pelos vereadores Adriano Backes e Vanderlei Sauer a prefeito e vice, respectivamente. PSD e PRD não devem lançar candidatos a vereador e apenas compor a coligação majoritária.
O PV e o PCdoB, que integram a Federação Brasil da Esperança, marcaram suas convenções também em conjunto, no dia 3 de agosto, a partir das 9 horas, na Rua Armindo Prass, 5729, no loteamento Andorinha. O PT, que também integra a Federação, ainda não marcou sua convenção.
Da mesma forma, o PSOL, que a princípio tem como pré-candidata Viviane Rodrigues, também ainda não marcou sua convenção.
O prazo final para os partidos realizarem suas convenções é 5 de agosto. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.