Um requerimento foi apresentado na sessão da Câmara desta segunda-feira (27), pedindo informações da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon sobre um contrato com a empresa FC Sarabia, responsável por serviços de limpeza pública.
A matéria, de autoria dos vereadores Arion Nasihgil e Juca, busca esclarecimentos após denúncias de atraso no pagamento de salários e benefícios devidos aos trabalhadores terceirizados.
Inclusive, um grupo de funcionários esteve na sessão da Câmara para acompanhar a votação e cobrar por uma solução.
Segundo documentos obtidos pelos vereadores, a Prefeitura foi alertada em 2020 pelo Siemaco Cascavel – Sindicato dos Empregados em Empresas de Limpeza Pública, que a empresa apresentava problemas em outros municípios da região. Em Palotina, por exemplo, foi necessária a intervenção do Ministério Público do Trabalho em função de inúmeros descumprimentos trabalhistas.
Em 2020, o Siemaco manifestou preocupação em ocorrer o mesmo problema em Marechal Cândido Rondon, aviso que foi ignorado.
A principal secretaria afetada é a Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, responsável pelo serviço de limpeza das vias urbanas, por exemplo. O vereador Adriano Backes, que era titular da secretaria até abril, disse que medidas administrativas estão sendo adotadas para solucionar a questão. Veja o que ele disse na sessão:
Segundo o vereador Arion Nasihgil, autor do pedido de informações, o fato da Prefeitura ter ignorado o alerta feito caracteriza falta de cuidado ou de gestão, pois caso a empresa não faça o pagamento, a Prefeitura irá responder solidariamente. Veja o que disse o vereador na sessão: