Formado em novembro de 2023 a partir da fusão do PTB com o Patriota, o PRD (Partido da Renovação Democrática) teve o seu registro em Marechal Cândido Rondon suspenso pela Justiça Eleitoral. O motivo é por não ter informado o número do CNPJ no prazo da anotação, que expirou na última segunda-feira (22). Clique aqui para acessar a certidão da Justiça Eleitoral sobre o partido.
O partido foi criado recentemente em Marechal Cândido Rondon sob a presidência do diretor do SINE, Sergio Marcucci, o Sergião. Também integram a executiva outros nomes conhecidos como o secretário de Fazenda Carmelindo Daronch, os empresários Paulo Kempfer e Alvaro Helfenstein, bem como Neander Kloss, Aline Fernandes, Mauro Pasinato e Rogério Scherer, o Picão.
Criaram o partido mas esqueceram de fazer a lição de casa.
Apesar de aparentemente não ter chapa para concorrer a vereador, o PRD pode sofrer outras consequências caso não regularize a situação. Uma delas é o próprio impedimento de formalizar coligação para a majoritária. Na apresentação dos pré-candidatos da situação, Adriano Backes e Vanderlei Sauer, Sergião inclusive discursou como líder de um dos cinco partidos do grupo. E agora?
Outra consequência da irregularidade é o prejuízo no recebimento de doações (do Fundo Partidário ou de outra natureza). Para pagar despesas inerentes ao seu funcionamento, por exemplo, o partido político precisa abrir uma conta corrente oficial, o que só é possível com um CNPJ regular perante a Receita Federal.