O Google anunciou que não permitirá mais a veiculação de anúncios políticos no Brasil durante as eleições municipais de 2024. A decisão segue a atualização das normas de propaganda eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), efetuada em fevereiro deste ano.
A gigante de tecnologia esclareceu que a mudança na política do Google Ads para o conteúdo político será aplicada já a partir do mês de maio, em antecipação à implementação das novas resoluções eleitorais. “Apoiamos a integridade das eleições globalmente e manteremos o diálogo com as autoridades sobre estas questões”, afirmou a empresa.
A Resolução 23.732, promulgada pelo TSE, estabelece uma abrangente definição de “conteúdo político-eleitoral”, incluindo temas relacionados a eleições, partidos, propostas de governo e mais. Este amplo escopo, segundo o Google, torna impraticável a moderação adequada dos anúncios em um cenário eleitoral que envolve mais de 5 mil municípios.
Plataformas digitais como o Google devem manter registros detalhados dos anúncios políticos impulsionados, incluindo dados sobre os pagamentos e o perfilamento da audiência, bem como disponibilizar uma ferramenta de consulta pública dessas informações.
Em 2020, apesar das restrições da pandemia e do curto período de campanha, os candidatos investiram cerca de R$36 milhões em impulsionamentos na internet, com destaque para as plataformas do Facebook, Adyen e o próprio Google.