Aconteceu praticamente de forma simultânea a desistência da pré-candidatura de Tadeu e o anúncio de um grande evento político para o próximo sábado (16) envolvendo os cinco partidos ligados ao grupo de situação em Marechal Cândido Rondon: União Brasil, PP, PSD, Republicanos e PRD.
Agregado a isso ainda a informação que o prefeito Marcio Rauber concedeu ao jornal O Presente neste sábado (9), garantindo que a chapa majoritária pelo grupo será anunciada neste mês de março.
Forçado pela pressão diante da indefinição e pelo receio de uma debandada maior do grupo durante a janela partidária (já perdeu o vereador Sargento Dionir), o prefeito saiu da inércia e reagiu para criar um cenário mais positivo, pelo menos internamente.
O “encontro de partidos” está agendado para às 8 horas da manhã de sábado (16), na sede do CTG. Certamente, os organizadores vão tratar de lotar o ambiente para passar uma imagem que impressione. “Diversas lideranças” são citadas como presenças garantidas, sem citar ninguém.
Backes e Sauer
Nos bastidores corre a informação de que os vereadores Adriano Backes e Vanderlei Sauer serão anunciados nesta semana como chapa à majoritária pela situação, exatamente nesta ordem: Backes na cabeça e Sauer de vice.
Ambos hoje são vereadores e integram a bancada do União Brasil. Backes deve migrar para o Progressistas. Sauer me disse esta semana que ainda não sabe o que vai fazer, se fica no União ou se muda de partido.
Mas, também há quem aposte que apenas um deles (Backes ou Sauer) irá pra majoritária e que um nome novo surgirá para a composição (será que é a secretária Marciane?). Sinceramente, penso que tem mais lógica. Para que o grupo arriscaria dois bons puxadores de votos para vereador numa campanha arriscada para a majoritária?
De quem ninguém fala é do Gordinho do Suco. Pelo jeito, seu potencial eleitoral será realmente ignorado.
Independente de quem será, parece que a reunião deste sábado (9), quando foi comunicada a desistência de Tadeu, criou um novo ânimo no grupo. Diz que teve gente saindo bem faceira do encontro.
Pesquisa amanhã
Nesta segunda-feira (11) o Programa do Picolo vai divulgar a primeira pesquisa do ano, a primeira registrada no TSE. Nela, ainda vai figurar o nome do Tadeu, pois os dados foram coletados antes do anúncio de que não é mais pré-candidato.
Ainda assim, o levantamento pode servir para dar uma ideia do cenário político atual. Será que Arion Nasihgil segue na liderança da corrida? Será que Gordinho do Suco se mantém como preferido entre os pré-candidatos da situação? Será que a desistência de Tadeu influencia muito? Quem está melhor entre Backes e Sauer?
Ainda não sei o que diz a pesquisa, mas amanhã estarei lá, junto com o colega de bancada, advogado João Bersch, para analisar os números que o comunicador Anderson Picolo vai apresentar e tentar responder algumas destas perguntas.
One Reply to “Desistência de Tadeu e evento político procuram criar cenário positivo à situação”