É certo que o vereador Cristiano Metzner, o Suko, já definiu o seu futuro partidário. Ele vai deixar o União Brasil e seguir para o Republicanos, partido que realizou neste sábado (10), o lançamento oficial da executiva local. Um partido que até ontem era insignificante no município, de repente começa a ficar encorpado e pode até se tornar um dos protagonistas na política local.
Apesar da platéia tímida a considerar as fotos, o evento na AABB contou com a participação do ex-diretor geral da Itaipu e ex-presidente da Petrobrás, Joaquim Silva e Luna, hoje membro do Partido Republicanos em Foz do Iguaçu, onde deve concorrer a prefeito. O prefeito Marcio Rauber e o presidente da Câmara Vanderlei Sauer também marcaram presença.
Articulando novas filiações
Tendo na presidência o assessor do vereador Suko na Câmara, André Luis Arndt, o partido promete algumas surpresas em futuras filiações. Nem Suko e nem André revelam quem é, por entenderem ser um momento estratégico na articulação política, mas deram algumas pistas.
Além de Tânia Maion (ex-candidata a deputada federal), filiada no evento de ontem, prometem as filiações de pelo menos outras duas mulheres. Uma delas seria uma servidora de carreira da Prefeitura, alguém que ninguém imagina na política.
“Posso dizer que vem de um local com forte base isso sim, mas é bem inesperado mesmo ela na política, vai ser uma boa surpresa”, comentou André Arndt.
Além disso, o presidente André já entregou convites a vereadores e outras lideranças para ingressarem no partido. Estes estariam analisando as possibilidades.
Opcão segura
Uma coisa é certa. Depois da frustração do PL, partido com o qual a situação contou por muito tempo e acabou migrando para a oposição, o Republicanos passou a ser uma opção mais segura para o grupo. Assim também deve ocorrer com o PSD, outra sigla que provavelmente ficará mais encorpada nas próximas semanas.