Desde o final da tarde desta sexta-feira (16), a pista principal da rodovia BR 163 está 100% duplicada e liberada no trecho entre Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A obra ainda não está finalizada, pois restam alguns detalhes nas marginais e no viaduto de acesso ao portal, mas a rodovia em si está concluída.
Obra estava parada
A obra iniciou em 2015 e teve momentos de ritmo lento e chegou a ficar vários meses paralisada, especialmente no último ano do governo Bolsonaro, por falta de orçamento.
Com a aprovação da PEC da Transição foram destinados cerca de R$ 20 bilhões para o Ministério dos Transportes, recursos estes canalizados principalmente para a retomada de obras paradas. Graças a isto, a duplicação foi retomada pelo governo Lula em fevereiro deste ano.
Na época da retomada, um outdoor agradecendo a Lula pela retomada chegou a ser instalado nas proximidades do portal, porém foi várias vezes alvo de vândalos e chegou a ser incendiado, tamanha a intolerância política pós-eleitoral na cidade.
Ritmo acelerado
Ninguém imaginava, no entanto, que a duplicação seria concluída aida neste ano, pois faltavam três viadutos, a duplicação entre Quatro Pontes e Marechal Rondon e praticamente todas as vias marginais. Mas, o que se viu foi um ritmo acelerado de trabalhos e, a julgar pelo serviço que falta, tudo será concluído ainda em 2023.