A jovem ativista ambiental Greta Thunberg foi escolhida pela revista Time como “Pessoa do ano” de 2019. A sueca de 16 anos inspirou movimentos estudantis na luta contra o aquecimento global e na defesa da natureza.
Ela é a mesma que o presidente Jair Bolsonaro chamou de “pirralha” nesta terça-feira (10), criticando o espaço que a imprensa mundial tem dado às declarações da adolescente. Horas depois da fala do presidente brasileiro, Greta mudou sua descrição biográfica no Twitter para “Pirralha”.
Aos 11 anos, Greta foi diagnosticada com Asperger, um tipo de autismo que potencializa o seu poder de concentração. Desde a infância, ela realiza protestos para cobrar das autoridades ações concretas de combate às mudanças climáticas. Suas manifestações têm incomodado políticos no mundo todo, cobrados para uma resposta à questão do aquecimento global e na defesa das riquezas naturais.
Anualmente, a publicação americana divulga sua lista de pessoas que são destaque. Por diferentes motivos, a revista explica por que considera esta pessoa ou entidade o grande nome do período. Entre os critérios, está a votação online. Em 2018 o próprio Jair Bolsonaro foi um dos nomes consultados, mas não chegou a ser escolhido.