A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) comunicou oficialmente a saída do técnico Marquinhos Xavier. Em nota oficial publicada no seu site, o clube diz que em comum acordo entre o profissional e a diretoria foi decidido o fim de uma parceria de mais de cinco anos.
Marquinhos chegou na ACBF em maio de 2014, quando atuava na Copagril, de Marechal Cândido Rondon. No entanto, foi em 2015 que Xavier começou a alçar voos mais altos, conquistando os quatro títulos que disputou na temporada, inclusive a Liga Nacional e o Estadual.
Desde então foi uma coleção de decisões e títulos. Em cinco temporadas e meia, Marquinhos comandou a ACBF em 28 campeonatos, chegou em 20 finais e conquistou 12 títulos, entre eles três Libertadores da América.
Quebrou recordes, sendo o treinador que mais tempo ficou no cargo em Carlos Barbosa. É o terceiro treinador com mais jogos na ACBF, ficando atrás somente de nomes históricos como Jarico e Mussalem. Marquinhos Xavier conduziu a ACBF em 380 jogos, teve 247 vitórias, 65 empates e 67 derrotas.
Apesar de Marquinhos Xavier não ser mais o treinador da ACBF, Clube e técnico seguirão em parceria. Em 2020, haverá a Pós-Graduação em Ensino e Treinamento do Futsal, que será realizada em Carlos Barbosa, o qual o técnico será o coordenador pedagógico. Além disso, outros projetos na área pedagógica sobre o futsal estão sendo alinhados para o futuro.
Com informações da ACBF