Ontem (28) era pra ter ocorrido uma sessão extraordinária na Câmara de Marechal Cândido Rondon. Era. Pois ela não aconteceu por falta de quórum.
Na sessão extraordinária anterior, na quinta-feira (27), aproveitando-se da ausência do vereador Adriano Cottica, o vereador Neco Kist apresentou proposta para realizar uma sessão extraordinária na sexta e cancelar a sessão ordinária prevista para segunda-feira (1), antecipando o início do recesso legislativo de julho. Por 6 votos a 5 a proposta foi aceita.
Mas, nesta sexta-feira, os vereadores de oposição deram o troco, não comparecendo à sessão extraordinária. O presidente Claudio Kohler (foto) abriu os trabalhos e anunciou a falta de quórum para realizar a sessão. Concedeu 15 minutos de prazo e, após isto, cancelou a sessão extraordinária (confira o vídeo abaixo).
Como a Câmara não pode entrar em recesso antes de esgotar votações obrigatórias, o presidente convocou novamente para a sessão ordinária na segunda-feira.
O que estava em jogo nestas manobras para realizar ou não sessão na segunda-feira ainda não está bem claro. Certamente não era apenas o desejo de férias antecipadas. Segunda-feira, provavelmente, isto ficará esclarecido.