A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aguarda para os próximos dias a apresentação das defesas prévias dos vereadores Adelar Neumann, Dorivaldo Kist (Neco) e Nilson Hachmann. Os três enfrentam processos disciplinares por quebra de decoro parlamentar, instaurados no início de abril, o que pode levar à cassação de seus mandatos.
Notificados na semana passada, os acusados têm prazo de dez dias úteis para apresentarem suas defesas por escrito. Após serem cumpridas estas etapas, a Comissão de Ética inicia a apuração de documentos e de audiências com as testemunhas. O prazo para a conclusão do processo disciplinar é de 90 dias, contados a partir da data em que os vereadores foram intimados.
Adelar e Neco são acusados de cobrarem parte dos salários de servidores que teriam sido indicados por eles para trabalharem na Prefeitura. Já Nilson responde por ter, supostamente, utilizado empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido por lei.
Concluídas as investigações, o Plenário da Câmara de Vereadores decidirá pela cassação ou não de cada um dos mandatos, através de votação.