Foi algo inédito o que o Presidente da República fez nesta segunda-feira (18). Gravar um vídeo (veja abaixo) para justificar e explicar a demissão de um ministro. Isso ainda não tinha acontecido na história do Brasil.
Sempre acostumado a antecipar medidas por meio das redes sociais, desta vez Jair Bolsonaro preferiu gravar um vídeo, divulgada por intermédio da agência de notícias do Planalto, justificando a sua decisão sobre a exoneração de Gustavo Bebianno.
Mesmo com o vídeo e com a manifestação do porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, não ficou claro o que afinal realmente motivou a saída de Bebianno. Se foi a história das candidaturas laranjas do PSL ou se foi a intervenção do filho de Bolsonaro, Carlos, ao chamar Bebianno de mentiroso.
Mas, que satisfação deve o Presidente? Ele nomeou. Ele exonerou. Só que demorou muito pra fazer isso. Arrastou a crise por uma semana, num momento decisivo para o governo, na eminência de encaminhar dois projetos importantes, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime.