Pela primeira vez desde que foi criada, em 1988, a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste) investirá na compra de locomotivas próprias. A aquisição de cinco novas máquinas, que foi autorizada pelo governador Beto Richa, dobrará a capacidade de tração da empresa e é mais um passo no processo de recuperação da Ferroeste iniciado este ano. Serão investidos R$ 8 milhões, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) do Estado.
A Ferroeste conta hoje com 10 locomotivas (todas alugadas), das quais seis operantes e uma em recuperação. A empresa atende hoje apenas 5% da demanda por transporte ferroviário de produtos do Oeste do Paraná, Sul do Mato Grosso e Paraguai. Com as novas locomotivas, poderá atender cerca de 10%.
Mesmo assim, 10% é algo insignificante em se tratando de transporte ferroviário. Se tivéssemos mais ferrovias, certamente o país economizaria milhões de reais no conserto de estradas, deterioradas pelo grande volume de caminhões, muitas vezes com excesso de cargas.
Por outro lado, vem novamente a promessa de retomada do projeto de expansão da Ferroeste de Cascavel até Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, e de Guarapuava ao Porto de Paranaguá. Dizem que o processo deverá ser reaberto no primeiro trimestre de 2012. É esperar pra ver.