Tenho recebido manifestações de moradores da rua Minas Gerais, em Marechal Cândido Rondon, inconformadas com o fluxo cada vez maior de veículos pesados nesta rua. A situação que já era complicada piorou com a colocação dos semáforos na Avenida Rio Grande do Sul.
A rua abriga residências, casas comerciais, escritórios, restaurantes, uma escola e a estação rodoviária. Por conta disso, é intenso o movimento de veículos pequenos, de pedestres e ciclistas.
Como é a primeira via paralela à principal avenida da cidade, o trânsito pesado acaba sendo desviado também para esta rua. Além do riscos de acidentes, a população que vive nesta rua é obrigada a conviver com a inalação de mau cheiro constante em função das cargas vivas transportadas por ali, ou seja, porcos e frangos.
Em 2007 foi feito um abaixo-assinado, com centenas de assinaturas de moradores, comerciantes e lideranças. Este documento foi encaminhado à câmara, à prefeitura, ao Coetran, à Ciretran e à Polícia Militar, solicitando providências para resolver a situação.
Aliás, os moradores também me entregaram agora uma cópia desse documento e pude constatar que constam assinaturas de integrantes do atual governo municipal e que teriam hoje condições políticas para tentar promover alguma mudança. Contudo, ao invés de melhorar, a situação só tem piorado.
É verdade Jadir, eu também assinei esse documento e fui várias vezes assistir
às sessões da Câmara de Vereadores onde por semanas ficaram votando e dis-
cutindo para saber que destino dar ao trânsito de caminhões, e acabou que até hoje continua aqui…na Rua Minas Gerais. Na época até ironizavam, quando se
referiam ao anel viário dizendo que iriam encontar o "pai da criança", pois não sabiam se o mesmo era de responsabilidade do município ou do estado.
Seria bom o Secretário para Assuntos de Trânsito pegar a cópia deste abaixo-assinado na Câmara de Vereadores e ver o total de assinaturas e comparecer junto a imprensa e esclarecer quando será inaugurado o tal do Contorno ou Anel, que, se eu não me engano foi uma das promessas de campanha do Prefeito Moacir.