Vai gerar muita polêmica e discussão a posição que vem adotando o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Ele defende a flexibilização da política global do combate às drogas. Inclusive, o resultado de anos de viagens, conferências e comissões frequentadas por FHC viraram um filme, denominado “Quebrando o Tabu”.
Para Fernando Henrique, a guerra às drogas é um fracasso. Especificamente sobre a maconha, ele entende que no Brasil ela deveria ser regulada, assim como acontece com o álcool e o cigarro.
FHC rodou o mundo para estudar a questão das drogas. Nessas viagens ele conversou com policiais, médicos, usuários, traficantes e estadistas, reunindo argumentos e informações interessantes para o filme.
Na Holanda eu conversei com os meninos que vivem em uma cidade que tem coffee shops. Eles não têm muita curiosidade pela maconha porque ela não é proibida. Eles ficam indignados porque têm dificuldade para conseguir álcool. O argumento deles é “somos contra qualquer proibição”, disse FHC em entrevista à Revista Trip.
Quer saber mais sobre o assunto, veja a entrevista na Trip. Clique aqui para acessar.
Na minha opinião… ele fuma um!