Em ano eleitoral as peças do tabuleiro político sempre se movem com maior agilidade. E, apesar da velocidade, algumas jogadas podem não ser por acaso, mas fazer parte de uma estratégia de longo prazo.

É a leitura que é possível fazer com a notícia veiculada esta semana sobre a reformulação do PDT em Marechal Cândido Rondon, a partir do ingresso do até então emedebista Lair Bersch. Lair deve assumir o comando do partido no próximo dia 3 de fevereiro, quando acontece a reunião da Executiva do PDT estadual. Ele vai substituir a Arlen Güttges, que nos últimos anos comandou o partido.

­Lair, que tem vasta experiência como articulador político, certamente não vai assumir o PDT para brincar. Ele mesmo já confirmou em entrevistas que a sigla quer “incendiar o debate”, nem que esse incêndio, a princípio, aconteça internamente, no grupo de oposição.

Está claro que se a oposição não se unir em torno de um candidato viável, com chances de enfrentar o atual prefeito Marcio Rauber na corrida eleitoral, pode acontecer que surjam novas pré-candidaturas próprias e independentes. E aí, é claro, as coisas ficariam mais fáceis para o atual alcaide.

O PP, por exemplo, já manifestou isso. Disse que apresenta no dia 31 o seu pré-candidato a prefeito. E não causará nenhuma surpresa se este nome for de alguém que atualmente sequer está filiado no partido. O próprio PP discutiu a vinda de novas lideranças na última reunião realizada.

O PSD, do ex-deputado Ademir Bier, também já disse que terá candidato a prefeito. O nome apresentado foi do líder sindical Wilson Moraes, que já concorreu em outras duas oportunidades.

Nas entrelinhas das entrevistas concedidas por Lair Bersch é possível perceber que se o grupo de oposição não tiver uma candidatura realmente sólida (leia-se Moacir Froehlich), o PDT também poderá ter candidato próprio a prefeito. Quem? Talvez o próprio Lair ou mesmo o arquiteto Arlen Güttges, que sempre gostou da política.

O MDB, por sua vez, pode decidir nas próximas horas que rumo tomará. Igualmente deve lançar um nome como pré-candidato. E são dois os nomes que despontam: o ex-prefeito Moacir Froehlich e o vereador Josué Pedralli.

Os próximos dias certamente irão proporcionar novas manchetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *