A história se repete por praticamente todas as regiões do Paraná. Um bando de javalis passa por uma propriedade e provoca uma verdadeira devassa. Nascentes e pequenos cursos d`água são pisoteados, dezenas de hectares de lavouras sofrem danos e filhotes de animais são mortos.

Literalmente, um rastro de destruição. Longe de ser um privilégio aos observadores da fauna, topar com uma vara desses animais exóticos é uma verdadeira dor de cabeça. São prejuízos financeiros, ambientais, sanitários e até mesmo risco à integridade física de seres humanos. Afinal, os javalis possuem grande porte e temperamento bastante agressivo.

Um javali pode percorrer até 70 quilômetros por dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. Além disso, uma fêmea pode dar à luz a até duas ninhadas por ano, com mais de 10 filhotes por gestação.

Por serem onívoros, ou seja, comem plantas, insetos e até pequenos animais, os javalis têm ampla capacidade de adaptação a qualquer meio. Toda essa adaptabilidade interfere diretamente na aparição desses animais pelo Estado, ainda mais por não existir por aqui um predador natural. Hoje, há registros da espécie em praticamente todas as regiões do Paraná, principalmente no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Sul. Mas eles estão presentes até mesmo em parques de preservação ambiental, como na Serra do Mar.

Mas, os problemas tem data para acabar ou reduzir drasticamente, conforme o Ibama. A entidade, em parceria com os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, elaborou um plano de controle e prevenção da espécie exótica. Um plano que desburocratiza o abate destes animais, que já era liberado, mas ainda esbarrava em muita burocracia.

Agora a autorização para o abate é mais ágil e facilitada, inclusive com secretarias estaduais e municipais a frente do manejo e abate. No caso do abate particular, é preciso estar cadastrado junto ao Ibama e fazer o pedido de autorização no sistema. Além, claro, de ter a autorização do dono da propriedade. Confira no site do Ibama o passo a passo para conseguir a autorização para o abate do javali.

De abril 2019 deste ano até agora, mais de 2,2 mil autorizações para abate já foram emitidas. O Ibama imagina estar com a praga controlada no prazo de cinco anos.

Com informações da FAEP/SENAR-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *