Morreu nesta segunda-feira (20) uma das lendas da Fórmula 1. O austríaco Niki Lauda, de 70 anos, foi tricampeão da categoria e desafiou muitos limites, inclusive dos médicos, quando se recuperou de forma extraordinária de um terrível acidente.

Dentuço, franzino e mau humorado, mas um piloto que mudou a história da Fórmula 1. Foi a rivalidade com o inglês James Hunt que motivou as transmissões das corridas pela TV, transformando-as em grandes atrações.

Foi campeão mundial pela primeira vez em 1975. Depois conquistou o bicampeonato em 1977 e o tri em 1984, no campeonato mais disputado da história, vencendo Alain Prost por apenas 0,5 ponto de vantagem.

Em 1976 sofreu um grave acidente no GP da Alemanha (veja vídeo abaixo). Perdeu o controle da Ferrari e bateu. O carro estava em chamas no meio da pista quando foi atingido por outro competidor. O impacto do segundo choque fez o capacete do austríaco voar para longe. Ele só acordou no hospital e teve que passar por inúmeras cirurgias, inclusive com enxertos de pele devido às graves queimaduras que desfiguraram seu rosto.

Mas, apenas seis semanas depois do acidente, Lauda desafiou o medo e estava de volta para o GP da Itália com o rosto enfaixado e aparência modificada. Naquele ano ele perdeu o campeonato por apenas um ponto.

Nos últimos anos, Niki Lauda vinha exercendo a função de presidente de honra da equipe Mercedes, que vem dominando a F-1 nos últimos anos.

As informações são do Estadão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *