Vai ser muito difícil encontrar algum eco no Congresso Nacional, mas pelo menos o vereador Gordinho do Suco (DEM) fez uma “moralzinha” com parcela dos eleitores de Marechal Cândido Rondon ao se manifestar contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro. Na sessão desta segunda-feira (25), Gordinho apresentou um requerimento na Câmara, solicitando o envio de ofícios aos deputados federais e senadores do Paraná, apresentando o pedido para que eles se esforcem para manter as regras atuais para aposentaria e não aprovem a reforma.

Gordinho do Suco observa que o projeto de mudanças na aposentadoria gerou incertezas para trabalhadores do campo, especialmente os pequenos produtores e empregados rurais.
Pelas regras atuais, o homem do campo se aposenta com 60 anos. Pela nova proposta apresentada, a idade mínima se mantém a mesma para homens, mas o tempo de contribuição ao INSS vai aumentar de 15 para 20 anos. Para as mulheres, a nova proposta é mais rígida. A idade mínima para a aposentadoria passaria de 55 para 60 anos.

“Quem tem atividade rural em economia familiar, sem nenhum empregado permanente, é classificado como segurado especial. Nesse caso, atualmente, é preciso recolher 1,7% do faturamento da venda de produção. Pelas novas regras, seria cobrado um valor mínimo de R$ 600. Tais alterações representam um retrocesso justamente para aqueles que trabalham na produção de alimentos”, critica o vereador rondonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *