Esta semana acompanhei um grupo de jovens de Marechal Cândido Rondon para uma prova seletiva para o programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International. A seletiva aconteceu na cidade de Francisco Beltrão e envolveu mais de 100 jovens inscritos pelos clubes de Rotary que integram o Distrito 4640. De Marechal Rondon seis jovens participaram e agora aguardam ansiosamente o anúncio do resultado.

Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários. O Distrito 4640 é um dos que mais vagas possui, sendo que por ano cerca de 60 jovens da região visitam outros países e, ao mesmo tempo, igual número estrangeiros passa um ano no Brasil.

Vivendo na casa de famílias de rotarianos, e frequentando normalmente a escola, através deste programa, o jovem aprende um novo modo de vida, uma nova língua e descobre muito sobre si mesmo. Atua também como um jovem embaixador, ensinando as pessoas como se vive em seu país, suas tradições culturais e suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *